DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS - ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOPOLI/USP

Pesquisa

Laboratórios
Atividades: Estuda os aspectos básicos e tecnologicos da área de auto-redução (principalmente redução carbotermal de oxidos metálicos), processos de auto redução e fusão, obtenção de briquetes de compositos de carbono; obtenção e uso de redutores usando biomassa; redução do consumo de energia e geração de gases de efeito estufa m processos metalurgicos; uso de energia microondas em processos metalurgicos; recuperação de metais de resíduos industriais
Atividades: As atividades principais do laboratório são as diversas atividades didáticas para o ensino de graduação, especialmente nas disciplinas de Transformações de fases, Seleção de Materiais, Análise de falhas, Ceramografia e Metalografia. Adicionalmente, o laboratório oferece instalações básicas para alunos de pós-graduandos e trabalhos de consultoria em áreas como corrosão, análise de falhas, soldagem e otimização microestrutural.
Atividades: O laboratório é equipado com dois computadores pessoais e está registrado juntamente com o Laboratório de Computação Científica Avançada do Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo visando o uso dos recursos disponíveis nesta instituição. Para um futuro próximo planeja-se a aquisição de recursos adicionais de computação avançada que farão parte da instalação física do LCCMat.
Atividades: O laboratório tem por objetivo a análise de materiais, particularmente polímeros, com objetivo de utilizar o mesmo em tecnologias sustentáveis, incluindo biomateriais, produtos biodegradáveis, células solares orgânicas e dispositivos orgânicos eletroluminescentes, entre outros.
Atividades: O escopo do LMPSol baseia-se em linhas de pesquisa bem consolidadas nas áreas de ciência e tecnologia, no que tange argilas, argilas minerais, minerais industriais, materiais cerâmicos tradicionais e vidros. Além destas, outras linhas de pesquisa relacionadas ao meio ambiente estão, atualmente, em desenvolvimento: tratamento e reciclagem de resíduos sólidos e descarte de resíduos perigosos resultantes de processos químicos industriais.
Atividades: O laboratório é equipado para testes microestruturais em escala micrométrica e nanométrica.
Atividades: O Laboratório de Moagem de Alta Energia, Materiais, Carbono e Compósitos para Altas Temperaturas (LM²C²/USP), busca desenvolver novos materiais e materiais compósitos contendo carbono como parte da matriz e sistema ligante para aplicações em ambientes onde os processos de corrosão e oxidação degradam e comprometem a vida de dispositivos, componentes e reatores químicos. O laboratório pesquisa a produção de materiais metálicos e ligas metálicas produzidas por moagem de alta energia a base de alumínio-silício-magnésio, titânio e boro como agentes antioxidantes e/ou precursores de carbetos e boretos para aplicações em elevadas temperaturas, com o objetivo de proteger o carbono e seus compósitos contra a oxidação. O Laboratório conduz também pesquisas para a modificação superficial das diversas fontes de carbono, tais como negro de fumo, grafita, piches sólidos, nanotubos e grafeno de forma a otimizar propriedades térmicas, químicas e mecânicas de compósitos óxido-carbono e materiais refratários utilizados em elevadas temperaturas. Outras linhas de pesquisa são a modificação catalítica do processo de grafitização de resinas/polímeros, deposição de carbono e análise de risco do manuseio seguro de nanomateriais, nanofibras e nanoparticulados metálicos e nanocarbonos.
Atividades: O laboratório conduz pesquisas focadas em: química de colóides e superfícies aplicada para avaliar a estabilidade de suspensões cerâmicas; síntese de pós cerâmicos nanométricos através de rotas químicas; sinterização de pós nanométricos e processamento de cerâmicas: fabricação de perfis no que diz respeito à possibilidade de aplicações nas engenharias química, metalúrgica, elétrica e eletrônica e civil.
Responsável: Hercílio Gomes de Melo
Atividades: O LPE é equipado para conduzir testes para a análise de corrosão de materiais metálicos, baseada em grande parte em curvas de polarizaçãoe perda de massa. O Laboratório H2S é parte do LPE e é designado ao estudo de corrosão e fragilização em oleodutos de aço em gases especiais.
Atividades: Desenvolver modelos matemáticos para a análise de fenômenos que ocorrem no processamento de materiais. Muito do trabalho realizado neste laboratório é relacionado ao modelamento de fenômenos de transporte e transformação de fase, como é o caso da solidificação de metais.
Atividades: A pesquisa desenvolvida no laboratório de Soldagem & Junção (LABSOLD) é focada no desenvolvimento da inter-relação do processo de soldagem, metalurgia da soldagem e comportamento da soldagem/junção dos materiais metálicos (aços e ligas não ferrosas) e de materiais poliméricos.
Atividades: Os trabalhos de pesquisa realizados neste laboratório visam combinar métodos globais de monitoramento de transformações de fase com métodos locais de observação direta. Exemplos de métodos globais são medidas de propriedades mecânicas e físicas, dilatometria, análise térmica, Difração de Raios X, etc. Exemplos de métodos locais são técnicas metalográficas aplicadas a microscopias óptica e eletrônica.
Atividades: A principal atividade conduzida neste laboratório são: Viscoelasticidade linear e não linear de blendas poliméricas; Tensão interfacial em blendas poliméricas; Nanocompositos e Modificacao de superficie a plasma