Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - Escola Politécnica da Universidade de São PauloPOLI/USP         

Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais - nota 7

Notícias

Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais USP foi avaliada pela CAPES com o conceito 7, no último quadriênio (2013 - 2016)

20.09.2017

Clique aqui para conhecer a avaliação da CAPES dos cursos da área de Engenharias II. Clique aqui para conhecer os critérios de notas da CAPES.

Aluno doutorado no PPGEM, em 2016, recebeu o Prêmio Capes de Tese 2017, da área de Engenharias II

10.10.2017

Juliano Avelar Araujo, Doutor em Ciências formado no PPGEM em 2016, sob orientação do Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin, recebeu o Prêmio Capes de Tese da área de Engenharias II pela tese "Obtenção e caracterização microestrutural e química de recobrimentos multicamadas de NbN/CrN para aplicações tribológicas pelo processo de depsoição física de vapor"

Clique aqui para acessar o documento de outorga do prêmio

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE - Ciclo de Palestras 2° semestre de 2017

20.09.2017

Clique aqui para acessar a prgramação de palestras.  Clique aqui para fazer download da Ficha de Inscrição.  

Edital da prova de Ingresso na Pós-graduação (18 vagas para mestrado e 20 vagas para doutorado)

15.10.2017

Clique aqui para acessar o Edital. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição                                                     

Edital da prova de proficiência em inglês - Centro de Línguas da FFLCH USP

20.09.2017

Clique aqui para acessar o Edital.  

Objetivos (Visão Geral, Evolução e Tendências)

O Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) responsável pela área de pós-graduação, "strictu-sensu", de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, oferece programas de pós-graduação de Mestrado e Doutorado com conceito 7 da CAPES.

Os objetivos principais do programa são:

  • Formação de recursos humanos de alto nível nas áreas de Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais
  • Formação de professores universitários e pesquisadores;
  • Formação de pesquisadores para instituições públicas e centros de pesquisa industrial;
  • Realização de pesquisa científica e tecnológica;

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica da Escola Politécnica da USP, nos níveis de Mestrado e Doutorado, foi implantado em 1969, e em 1972 tornou-se o primeiro no campo da engenharia a ser credenciado pelo Conselho Federal de Educação. Em 1990 o escopo do Programa foi ampliado para Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Em 1995, foi implantado um Plano de Recuperação do Curso que implicou na transformação de diversos aspectos do Programa, como reformulação de disciplinas, professores orientadores na maior parte de período integral, organização da pesquisa em cinco Linhas e Grupos de Pesquisa definidos, contratação de novos professores, aumento do número de alunos-bolsistas em tempo integral, implantação do Pós-Doutoramento, implantação de novos laboratórios e reformulação dos existentes.

Estrutura acadêmica

O Programa segue a regulamentação geral da Universidade de São Paulo formalizada no Regimento da Pós-Graduação; os órgãos deliberativos são o Conselho de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo e a Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica, e os executivos responsáveis são o Pró-Reitor de Pós-Graduação, o Presidente da Comissão de Pós-Graduação e os Coordenadores de cada Programa.

Admissão no Programa

Candidatos ao Mestrado

Devem realizar exame de ingresso aplicado pelo programa de pós graduação do departamento, contendo questões básicas sobre Engenharia Metalúrgica e de Materiais. O exame de ingresso será eliminatório, cuja nota mínima deve ser 5,0 (cinco). O candidato tem a possibilidade de, no ato da inscrição para a prova de ingresso, optar por concorrer a bolsa de estudos pela CAPES ou CNPq, conforme disponibilidade, sendo as bolsas distribuídas conforme a classificação das notas dos candidatos concorrentes a bolsa.

Candidatos ao Doutorado

Candidatos ao Doutorado, devem realizar exame de ingresso aplicado pelo programa de pós graduação do departamento, contendo questões básicas sobre Engenharia Metalúrgica e de Materiais. O exame de ingresso será eliminatório, cuja nota mínima deve ser 5,0 (cinco). O candidato tem a possibilidade de, no ato da inscrição para a prova de ingresso, optar por concorrer a bolsa de estudos pela CAPES ou CNPq, conforme disponibilidade, sendo as bolsas distribuídas conforme a classificação das notas dos candidatos concorrentes a bolsa. O candidato que já tenha sido aprovado no exame de suficiência para mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais no PMT, não precisará fazer novamente o exame de ingresso.

Verifique mais informações nas Regras do Programa de Pós Graduação, disponível neste site.

Obtenção do título

Para a obtenção do título de Mestre, os candidatos a Mestrado devem obter créditos equivalentes a 5 disciplinas de pós-graduação, apresentar exame de qualificação perante banca de três professores (com um trabalho completo em Congresso) e ter a Dissertação aprovada por banca de três professores, sendo obrigatoriamente um deles externo ao Programa. Para estar apto para a defesa o aluno necessita submeter um trabalho para revista internacional. Os mestrandos deverão ser aprovados em exame de inglês.


Os portadores do título de Mestre podem obter o título de Doutor em Ciências após a integralização de créditos equivalentes a 3 disciplinas de pós-graduação, exame de qualificação (com dois trabalhos completos em Congresso) e defesa de Tese perante Banca de 5 professores, dos quais no mínimo dois externos ao programa. Para estar apto para a defesa o aluno necessita submeter dois trabalho para revista internacional. Os doutorandos deverão ser aprovados em exame de inglês.